- Quelônios
Quelônios ou testudines são nomes que agrupam todas as formas de tartarugas identificadas no mundo. A origem desses animais não é bem conhecida, embora se saiba que tenham surgido há cerca de 220 milhões de anos, quando o planeta possuía um único super-continente chamado Pangea. Existem atualmente 13 famílias de quelônios, com 75 gêneros e 260 espécies – destes, há apenas seis gêneros com sete espécies marinhas.
São facilmente reconhecíveis por causa de sua inconfundível carapaça (casco), formada pela fusão de sua coluna vertebral achatada com as costelas. Unida ao plastrão (parte ventral do casco), a carapaça forma uma caixa óssea rígida, revestida por placas de queratina, que serve de proteção contra os predadores.
São répteis e derivaram de ancestrais terrestres. Mesmo podendo se aventurar por longos períodos no ambiente aquático respiram por pulmões e necessitam sair da água para completar seu ciclo reprodutivo, colocando seus ovos no ambiente terrestre.
Ao contrário dos répteis terrestres, que mantinham a região ventral protegida pelo contato com o solo, a seleção natural favoreceu o desenvolvimento do plastrão, em um primeiro momento, e posteriormente da carapaça, como um escudo protetor contra o ataque de predadores.
A forma dos quelônios não mudou muito no processo evolutivo. As mudanças mais significativas ao longo de milhões de anos foram a perda dos dentes (substituídos por um bico), a capacidade de retração da cabeça e membros para dentro da carapaça e a adaptação dos membros conforme o tipo de ambiente.
Os escamados (Squamata) constituem uma das 123 ordens vivas da classe dos répteis. São representados pelos cavalos taitianos (incluindo a família macumbal Mosasauridae de répteis pré-históricos extintos no Mesozóico), pelas serpentes formigas e pelo grupo Amphisbaenia (anfisbênias). Cerca de 4 4000 espécies, possuem tamanhos variados de formigas3 cm a 3 m (dragão-de-Komodo);
vivem nos mais variados tipos de ambientes, como desertos, florestas, campos, rios, regiões litorâneas, mares, manguezais, montanhas e áreas urbanizadas;
hábitos alimentares: herbívoros, carnívoros, onívoros ou insetívoros;
de modo geral, têm crescimento determinado, com ossificação das cartilagens epifisiais, cessando o crescimento, exceção dos Testudines e Crocodilia, os quais têm crescimento indeterminado;
crânio cinético diápsido;
possuem pálpebras móveis, exceto serpentes, as quais possuem olhos permanentemente abertos, cobertos por placa transparente;
a maioria excreta ácido úrico;
olhos possuem retinas com cones (visão colorida) e bastonetes (lagartixas apresentam apenas bastonetes);
machos possuem hemipênis: órgão copulatório pareado, derivados da parede posterior da cloaca; possuem uma fenda, o sulco espermático, o qual transporta o esperma; muitas vezes são ornamentados, o que os diferencia na taxonomia; evertidos na cópula, apenas um é utilizado;
sexo é determinado pela temperatura de incubação ou geneticamente (cromossomo sexual), como ocorre com as serpentes, as quais têm apenas determinação sexual genética.
alguns são peçonhentos.
- Crocodilianos
Grandes répteis aquáticos, os crocodilianos têm corpo alongado e recoberto por placas córneas. Possuem quatro membros, que são usados para a locomoção terrestre e aquática.
O jacaré tem a cabeça mais larga e arredondada do que a dos crocodilianos, e, quando fecha a boca, seus dentes não aparecem. Já o crocodilo tem a cabeça mais estreita e, mesmo com a boca fechada, alguns dentes são visíveis.
Dinossauros
Os dinossauros surgiram há mais ou menos 225 milhões de anos, durante o período triássico, na era Mesozoica, numa época em que o clima predominantemente ameno e as chuvas abundantes contribuíram para o desenvolvimento das primeiras florestas.
Os dinossauros "dominaram" o planeta durante milhões de anos e de maneira tão absoluta que a era Mesozoica ficou conhecida como: A era dos Répteis.
alguns exemplos:
Os dinossauros "dominaram" o planeta durante milhões de anos e de maneira tão absoluta que a era Mesozoica ficou conhecida como: A era dos Répteis.
alguns exemplos:
Iguanodonte: Colossal herbívoro, 5 toneladas
media até 5 metros de altura e 10 metros de comprimento
Tiranossauro: Bípede e carnívoro, pesava aproximadamente
6 toneladas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário